O amor tem 5 fases, mas a maioria dos casais separa na terceira


Existem 5 estágios no amor, segundo psicólogo Jed Diamond. Depois de ter trabalhado por mais de 40 anos como terapeuta de casais e famílias, chegou à conclusão que a grande maioria dos casais desiste da relação no terceiro estágio.

Segundo ele, todo mundo gostaria de ter alguém ao seu lado na velhice, mas pouca gente está disposta a ir além do terceiro estágio. O que explicaria a enorme quantidade de divórcios, segundo o terapeuta.

No terceiro estágio, diz o Dr. Jed, as pessoas tem a tendência a pensar que fizeram uma má escolha sem se darem conta que pode ser o começo de um amor forte e duradouro. Fonte familia.

Estágio 1: A paixão

Qualquer relacionamento passa por essa fase. É quando os dois apaixonados imaginam o futuro juntos, acreditando terem encontrado a pessoa que lhes satisfará os desejos, completando-lhe a vida.

Nesse momento, os dois pombinhos liberam hormônios como a dopamina, que lhes dá uma sensação de satisfação e felicidade, acreditando que esses sentimentos serão para sempre.

Estágio 2: O casal está formado

Essa é fase em que os dois se assumem como um casal por estarem muito apaixonados, confiantes nos seus sentimentos. O casamento é o caminho natural e chegam os filhos, com os dois vencendo as adversidades e os desafios da criação dos filhos. O casal se sente feliz, seguro, confortável e unido, com o amor deles se aprofundando mais.

Estágio 3: Desilusão

Todo relacionamento passa por essa fase, quando a rotina se instala e os dois começam a questionar suas escolhas. Começam as pequenas brigas e irritações e os dois já não se sentem amados com antes. Os pequenos defeitos antes suportados agora parecem grandes demais para serem ignorados. E muitos casais decidem se separar.

Essa fase de estranhamento entre o casal pode parecer um inferno, mas o dr. Jed explica que esse momento pode ser crucial na relação se os dois estiverem dispostos a queimar todas as ilusões que tinham um com o outro, aprendendo agora a amar verdadeiramente. Nesse momento, o casal deixa de amar as ‘projeções’ que tinham feito e se apaixonam pela pessoa com quem se casaram.

Estágio 4: O amor verdadeiro e duradouro

O casal pode desenvolver um amor forte e mais verdadeiro após vencer o estágio 3 e perceber o que causa dor e conflito na relação. Agora, eles passaram a aceitar um ao outro exatamente da maneira que são. Os dois se tornam aliados e se ajudam mutuamente a enfrentar os traumas e medos.

Estágio 5: O poder de mudar o mundo

Um casal não conseguirá vencer e transformar o mundo à sua volta se não conseguir aprender a se amar e a resolver os próprios conflitos. Há tanta gente fazendo mal às outras, inventando guerras e invadindo países, tantas catástrofes. Mas um casal pode mudar o mundo ao seu redor se eles se amaram um ao outro e espalharem o amor.




log in

reset password

Back to
log in